Desentupimentos Domésticos – O Canalizador Independente

Uma vez que a generalidade dos entupimentos acontecem em casa importa conhecer as principais características destes.

Os desentupimentos domésticos são na generalidade dos casos de fácil detecção e resolução, isto se o entupimento não for muito grave, bastando apenas ter um pouco de paciência e algumas ferramentas para o resolver, não sendo necessário ter vastos conhecimentos de desentupimentos.

Um dos sintomas mais comuns de um entupimento doméstico é o deficiente escoamento de água, numa banheira, sanita, bidé ou banca de cozinha, quando comparado com uma canalização a funcionar normalmente, caso tal se verifique, o mais provavelmente é estar perante uma canalização entupida.

Desentupimentos Domesticos

Para efectuar um desentupimento doméstico deve antes de mais usar as tradicionais luvas de borracha, um pormenor importante mas que é normalmente ignorado pela maioria das pessoas que apenas querem solucionar o problema o mais rapidamente possível, lembre-se a pressa é sua inimiga.

Um desentupimento pode e provavelmente vai tomar algum do seu tempo, no entanto é sempre aconselhável atacar o problema mal se confirme a existência de um entupimento, por mais pequeno que seja, uma vez que adiar a sua resolução pode tornar pequenos entupimentos em entupimentos graves.

Para desentupir uma canalização entupida em sua casa, e caso não recorre a uma empresa de desentupimentos 24 horas, nada como tentar o método mais comum, o desentupido manual com recurso a ventosa, objecto muito comuns na generalidade dos nossos lares. A melhor maneira de desentupir uma canalização com este método é segurar o cabo directamente por cima do ralo e encher com água até cobrir um pouco a borracha do desentupido manual.

Depois deve bombear energicamente até verificar que está a sair o lixo que está a provocar o entupimento, mas lembre-se, nunca use muita força porque pode forçar as juntas, o que iria apenas agravar o problema, forçar as juntas pode levar a consequências graves e causar um transtorno bem maior

Se através deste método não tiver grandes resultados,  pode também tentar desentupir, uma canalização doméstica, usando um pouco de soda cáustica e um pouco de vinagre, uma chávena de ambos normalmente basta, mas cuidado uma vez que, sobretudo a soda causticas, pode libertar gases e espuma intensos, devendo deste modo ter cuidado quando optar por este método.

Relembramos que nunca se deve esquecer de usar luvas de borracha para estes desentupimentos domésticos.

Depois de usar a soda cáustica e o vinagre, deve deixar actuar durante três ou quatro horas e depois faça uma descarga para ver se o desentupimento foi bem sucedido.

Os métodos de desentupimento acima descritos, podem ser usados em sanitas, lavatórios, banheiras, pias de cozinha, entre outros.

Casa não obtiver grandes resultados com os métodos de desentupimentos descritos, recomendamos que opte por contactar uma empresa de desentupimentos, uma vez que insistir na resolução de um entupimento quando o consegue resolver pode levar a entupimentos graves, algo certamente indesejado.

Relembra-mos ainda que o pior a fazer quando estamos perante um entupimento doméstico é mesmo ficar de braços cruzados, deste modo não perca tempo e tente resolver o problema por si mesmo, ou caso julgo que não tem os conhecimentos necessários para tal contacte uma empresa especializada em desentupimentos.

Gostaram? Espero que sim!

Grande abraço, vemos-nos no próximo artigo!!

Comments are closed.